Pesquisar neste blog

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

[Comemoração] 15 de novembro de 1889

    Poucos sabem a importância dessa data, mas saibam que o fato histórico que ocorreu nesse dia foi de extrema importância para todo o povo brasileiro.
    Descobriu? Dia 15 de novembro de 2011, será comemorado o

122° aniversário da 
República Federativa Presidencialista do BRASIL
           
    Em outras palavras, faz 122 anos que o Brasil deixou de ser um Império (governado por D. Pedo II) e virou uma República (com o golpe militar, liderado por Marechal Deodoro da Fonseca).

    A Turma do Palito (sempre em harmonia com a vizinha, Terra [principalmente com o Brasil]) irá comemorar os 122 anos de República com um especial (são propostas, não garanto que fiquem prontas) da Turma do Palito - A Série Animada explicando desde o começou do Império (a Proclamação à Independência) até o fim dele (Proclamação à República), do golpe de Deodoro da Fonseca até o governo de Dilma Rousseff.



{Nota: se quiser saber mais sobre a Proclamação à República continue lendo o post}

De Colônia e Império, transformou-se numa República.
(ótima maneira de estudar)

    Desde a chegada dos portugueses às terras brasileiras (datada em cerca de 1500), o Brasil tornou-se propriedade portuguesa. Com constantes revoltas indígenas e ataques estrangeiros, essa Colônia foi desenvolvendo-se.
    Cerca de três séculos após a descoberta do Brasil, o príncipe-regente Dom João VI assume o cargo de líder do Império Português, pois sua mãe, Dona Maria I foi declarada como louca pelos médicos. Após perder guerras, Napoleão Bonaparte (líder da França) acusou-o de traição e, temendo uma nova guerra contra a França, Dom João VI transfere a capital do Império Português ao Brasil, onde a corte real passa a morar.
    Seu filho, Dom Pedro I, recusou voltar para Portugal e assumir o trono, dizendo ao povo brasileiro a famosíssima frase:

"Se é para o bem do povo brasileiro, então diga que fico."

    Esse dia ficou conhecido como o "Dia do Fico". Mas a corte portuguesa não gostou nem um pouco da ideia e, no dia 7 de setembro de 1822, montado em seu "cavalo branco", D. Pedro I anuncia o fim da colonização portuguesa, dando origem a uma nova forma de governo: o Império.
    O Imperador D. Pedro I teve muito sucesso e prestígio entre o povo brasileiro. Depois de sua morte, seu filho, Dom Pedro II assume seu cargo.
    Mas, no dia 15 de novembro 1889, um golpe de Marechal Deodoro da Fonseca pôs fim na Monarquia Constitucional Parlamentarista do Império do Brasil, dando início a uma nova fase da história desse país: a República.
    O nome República significa "Direito do Povo", dando voz ao povo brasileiro. Mas ela começou de pé esquerdo, poucos anos depois já havia começado a Ditadura Civil (1930-1945), onde o governante mais conhecido foi Getúlio Vargas. E ainda, após a recuperação democrática, houve o golpe militar que deu origem à Ditadura Militar (1964-1985).
    Hoje, vivemos em uma República Democrática, onde nós elegemos os presidentes através do voto. Atualmente, o governador (a presidenta, nesse caso) é a Dilma Rousseff.

122 anos de República!

     

Angry Birds